domingo, 11 de julho de 2010

Um futuro insustentável !

Foi assim, no meio de uma aula de ECOLOGIA. O camarada levantou a mão e...
- Fessô ! Faz de conta que a redação do ENEM é sobre o futuro. O que você escreveria ?

- Um texto nada otimista !
- Ah ! Já sei. Você vai falar do derramamento de petróleo no Golfo do México, do derretimento das calotas polares....
- Não.
- Não ? O que vai ser então ?
- Vou falar das pessoas que conheço. Meus vizinhos, meus familiares, meus amigos e alunos.
- Desenvolve "teacher" ! Rs
- É fácil de entender :

Durante a Copa do Mundo, sempre que eu ia deixar meu lixo no depósito do prédio, encontrava pelo menos 2 caixas gigantescas de TVs LCD. Daí eu me perguntava : As TVs dos meus vizinhos estragaram ? Sem condição de conserto ? As TVs descartadas vão parar onde ?

Um deles me contou que tentou presentear a diarista com a TV usada. Ela sorriu, agradeceu e disse que já tinha duas. Comprou em várias parcelas, sem juros e está muito feliz !

É. Parece que se o eletrodoméstico usado for uma televisão, o destino, invariavelmente é o lixo.

Que tal se o sonho de consumo for um celular ? Você se lembra o que motivou o descarte do seu último aparelho ? Estragou ? Não. Ele não tinha aquela tecnologia que te disseram ser "indispensável". E junto com o novinho, vem a embalagem, o plástico, o combustível gasto no transporte, a energia para a produção. E com o antigo vai a bateria, os componentes eletrônicos, mais plástico, tudo para o lixo, ao lado da TV que não era LCD. E não adianta tentar presentear o porteiro do prédio, porque ele tem um de última geração, comprado, claro, a prestação !

- Fessô ! Você tem aquela scooter amarelinha é pra economizar combustível, poluir menos ?

Comprei a motocicleta por uma única razão : Agilidade no trânsito !

Há cerca de 5 anos, vinha para a escola de automóvel e percorria os 12 km de distância em 15 minutos. Acontece que a cada semana, o Detran-MG emplaca cerca de 200 veículos. Em resumo, para chegar pontualmente ao trabalho, gasto para os mesmos 12 Km, hoje, de motocicleta, 20 minutos. Minha previsão é que em breve, BH vai experimentar o colapso do trânsito nos horários de pico. Engarrafamentos, mais combustível queimado, mais poluição.

Alguém aqui na sala está disposto a abrir mão do sonho do primeiro carro ?

Todos se olharam e fez-se o silêncio.

Então, para concluir, não preciso usar o derramamento de petróleo no golfo ou o aquecimento global para explicitar minha falta de otimismo para o futuro. Basta constatar que nada tem sido feito para mudar o mais importante : A nossa atitude diante da CULTURA PARA O CONSUMO.

Não estamos nos preparando para a escassez de recursos, ao contrário, nossa atitude revela uma irresponsabilidade sem precedentes. Ficamos felizes com as facilidades que nos oferecem à aquisição de bens e sequer nos perguntamos se os mesmos são realmente fundamentais.

A questão não é apenas buscar novas alternativas para garantir o consumo e sim ajustarmos nossa conduta para consumirmos menos !

Nesse momento tirei da minha mochila uma dessas sacolas retornáveis, de pano, para fazer compras. Perguntei se eles já estavam usando isso em suas casas. Poucos acenaram com a cabeça.

Vamos voltar à nossa aula de ECOLOGIA ?


- Fessô !Você acha que o corretor da sua redação vai ficar satisfeito ?

- Ótima pergunta cara ! Não sei. Mas se ele assistir à propaganda do Ricardo Eletro e resistir à tentação, a satisfação será toda minha !

Dica de leitura : http://zeluisbraga.wordpress.com/2010/07/03/petrleo-no-golfo-o-que-vamos-aprender-com-o-desastre/

Um comentário:

  1. É isso que falta pros seres humanos: humanidade! Se as pessoas tivessem mais consciência das consequencias de pequenas atitudes, fariam dessa nossa casa Planetinha Terra um lugar com futuro. Parabéns por continuar nessa batalha! Hoje em dia sempre tento passar os conhecimentos que obtive com você para os meus alunos... Beijos.

    ResponderExcluir