quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

"Las Chicas"


Depois de horas viajando por um salar (UYUNI), maravilhado com a paisagem, desidratado e louco por um banho, desembarcarmos em um original hotel de sal ! Enquanto pego minhas mochilas, ouço as gargalhadas de duas meninas, a mais jovem aparentava ter 6 anos, enquanto a mais velha cerca de 8 anos. Devidamente acomodado em um quarto muito simples. Voltei para a entrada do hotel para fazer fotos e curtir o fim de tarde com vista para o deserto. Sem que eu percebesse a aproximação, a menininha de 6 anos abraça a minha cintura e pede para que eu gire com ela no ar.

Vou abrir um parênteses aqui... ( Fico desconfortável nestas situações, pois não tenho o menor jeito com crianças... leia PATERNIDADE e entenderá !), enfim, peguei-a pelos braços e girei... girei... girei... até ficar tonto, quase a ponto de cair com ela, então parei. A menina estava morrendo de rir, chamou a amiga de 8 anos para a brincadeira e eu, quase vomitando !

"No chicas, no quiero más..." Corri para meu quarto e por lá fiquei. Vinte minutos depois, não ouvia mais os gritos das duas, resolvi voltar para a porta do hotel, para fazer o que não fiz : Curtir o fim de tarde diante do deserto.

Pude ouvir um cachorrinho latindo para uma menina ainda mais jovem, uns 4 anos. Distraído com aquela brincadeira, a mais velha toca minha mão e diz o nome do cachorro. As outras duas meninas se aproximam e começamos uma conversa. Todas queriam atenção ao mesmo tempo e antes que fosse tomado por aquele desconforto, pensei :

Relaxa meu camarada ! Essa viagem tem proporcionado situações que testam sua capacidade de rever condutas. Se permita ! Interaja com elas, abaixe a guarda !

Foi o que fiz. E naquele fim de tarde, já frio e com uma ventania carregando muita poeira, a mais velha pergunta se quero conhecer a igreja. Quase propus um esconde-esconde pra sumir de vez ! Rs. Aceitei. E as 3 meninas me conduzem, duas pelas mãos e a pequenina presa à minha cintura, pelas ruas esburacadas da pequena vila atrás do hotel.

Parecia que eu estava em uma espécie de sonho. Aqueles casebres de sal, o barulho do vento e dos nossos passos no cascalho da rua. Eu conduzido por crianças em direção a uma igreja !
Difícil de acreditar, mas era real e melhor, eu me divertia com tudo aquilo. Dobramos uma esquina e lá estava, La Iglesia. Humilde, pequena, quase uma ruína. Fui tomado pelo silêncio. Todos nós. Logo a mais velha disse para voltarmos e eu, que queria continuar alí por mais um tempo, contei a elas que ia rezar para minha mãe.

Vamos rezar ? Perguntei...

Busquei na memória a AVE MARIA em espanhol... não me lembrava, foi então que iniciei um Pai Nosso :

Padre nuestro que estás em los cielos...

E para minha surpresa e profunda emoção, as três meninas, de mãos postas e olhos fechados continuam a prece


Sea tu nombre santificado
venga tu reino
Sea hecha tu voluntad, como en el cielo
así también en la tierra.
El pan nuestro de cada dia, danoslo hoy
y perdóanos nuestras deudas,
como tabién nosotros perdonamos a nuestros deudeores,
y no nos meta en tentación, mas libranos de malo


Eu não terminei a oração. Chorei, de forma contida para que não percebessem. Abriram os olhos e os sorrisos. Bochechas vermelhinhas, os cabelos negros balançando na ventania, curiosas com as lágrimas que rapidamente enxuguei. Vamos embora ? Gritei. E disparo com duas delas presas por minhas mãos, enquanto a pequenina corria atrás pedindo colo. Diminuí a velocidade para que ela pegasse minha blusa. Foi assim, voltamos correndo, brincando. Me despedi e naquela noite, no jantar, levei a máquina para fazer uma foto das "Chicas". Apenas a mais velha apareceu e muito carinhosa, fez pose. Não vi as outras duas mais. Deixei o hotel na madrugada do dia seguinte.

No meu retorno ao Brasil, ao baixar as fotos do Salar, uma tristeza. A maioria dos arquivos estavam danificados. A foto da garotinha que me convidou à igreja, também (Imagem acima )

Não importa. Essa foi minha experiência transcendental. Três anjos, encarnados em crianças, dispostos a converter um homem, pela pureza da fé e do amor !

8 comentários:

  1. O seu relato sobre a experiencia com as crianças no deserto me emocionou, primeiramente como seres egoistas que somos pq rolou uma identificação e tb tive os meus encontros, e depois fiquei feliz por vc,pelos seus encontros.
    Então com vc falando sobre mãe,crianças e paternidade a frase a abaixo acho que veio a calhar :

    "Muitas vezes encontramos o nosso destino por caminhos que enveredamos para o evitar."

    (Jean de La Fontaine)

    Beijos.
    Julhaaama.

    ResponderExcluir
  2. Tô em "suspensão"...porque sei tudo q vc sentiu...senti uns arrepios no começo do relato...e enquanto lia a prece em espanhol meus olhos se encheram de lágrimas, talvez no mesmo momento em q vc sentia a emoção lá...
    Não tenha dúvida nenhuma meu irmão...eram anjos...e não lamente a perda das fotos...porque isso fazia parte...
    também fico constrangida com crianças (estranho não?? Freud explica...Mas eu me sinto assim desde q era uma, era meio "autista"...não conseguia interagir com as outras...isso ainda acontece...mas sou salva pela minha "criança interna" q me carrega)...
    Me impressiona mais as "mensagens" que lhe chegavam à mente para "ceder", continuar, "desarmar"...foi o que de mais humano e puro podia te acontecer, e por isso mesmo, mágico...
    pela primeira vez...chego muiiiito perto do nosso "núcleo comum"... que não é de sangue...te sinto próximo...ainda sinto meu coraçao batendo pelo q acabo de ler...
    vc conseguiu perceber nos "detalhes", nos 'sinais" o transcendente deste lugar,
    A magia está na simplicidade...
    Agradeça
    agora entendo pq vc fazia questão q eu lesse...
    Lalade

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. parabéns, alessandro. tanto pela experiência transcendental, quanto pelo relato fiel, me senti transportado ao local mesmo sem conhecer. e sei do que você está falando. a gente muda com essas experiências. abraço,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado JLB. Imagino quantos momentos como este você deve viver ao acompanhar o crescimento da netinha !

      Excluir